domingo, 4 de abril de 2010

A ORIGEM DO TARÔ




A Origem do Tarô


Alguns autores acreditam que o deus Thot, criador dos hieróglifos, a linguagem e da Astrologia, introduziu o Tarô no Antigo Egito. Thot poderia ter sido um mensageiro vindo de Atlântida com a missão de passar para uma nova civilização uma tradição que estava por se perder.


No século XV, já existia evidências históricas do Tarô na Europa.O mais antigo e conhecido Tarô foi de Visconti-Sforza, que apareceu em Milão, foi presente de casamento de Francesco Sforza e Blanca María Visconti, obra do artista Bonifácio Bempo.


A partir do século XVII, o Tarô foi divulgado na Europa pelos ciganos. Foi Court de Gebelin no século XVIII, pastor da Igreja Reformada, maçom e arqueólogo francês, que resgatou o Tarô para as elites da intelectualidade européia. Gebelin estava convencido de que o Tarô havia sido inventado no Antigo Egito e que os ciganos que o popularizaram pelo mundo.


No século XIX, Eliphas Levi, religioso francês, abade da Igreja Católica, cabalista, filósofo, teve acesso a certos manuscritos que o teriam colocado em contato com a tradição gnóstica perdida. Levi considerou o Tarô como de origem hebraica e os 22 Arcanos Maiores são as 22 linhas que unem as dez Sephiroth que são chamados Caminhos da Árvore da Vida e se correspondem as 22 letras do alfabeto hebraico. Publicou o livro “Dogma e Ritual de Alta Magia”.


Outro grande estudioso do Tarô foi Gerard Anaclet Vincent Encausse, mais conhecido pelo pseudônimo Papus. Médico alquimista nascido na Espanha, Rosa-Cruz e co-fundador da Ordem maçônica dos Martinistas, escreveu o livro “O Tarô dos Boêmios”.


Aleister Crowley, escritor ocultista britânico, iniciado na Golden Dawn (Ordem Hermética do Amanhecer Dourado), dedicou-se ao estudo do Tarô, da alquimia e da magia. Escreveu um texto que foi editado com o título de “O Tarô da Golden Dawn”. Em 1904 em sua viagem ao Egito, juntamente com sua companheira Rose, em seu trabalho com a magia, invocou Thot, Iao e Hórus. Onde receberam uma mensagem de Hórus: “A lei é o amor, o amor sob vontade”. “Fazer a própria vontade é a totalidade da lei”.


Outro Tarô digno de menção é o “Rider-Waite Tarot Desk”, criado por Arthur Edward Waite, apresentando uma cena da vida cotidiana em cada um dos Arcanos Menores.


Outros Tarôs importantes atuais, o Tarô Mitológico, de Juliet Sharman-Burke e Liz Greene, o Tarô Egípcio da Editora Kier (Argentina), que desfaz as quatro séries de Arcanos Menores continuando com a numeração 23, 24, 25,... e 78. O Tarô do Osho Zen de Susan Morgan.


O Tarô Barbara Walker, nascida em Filadélfia na Pensilvânia. Feminista, escreveu sobre religião, antropologia, espiritualidade e mitologia.